segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Dinâmincas para início ano letivo

                                 
CONHECENDO E APRENDENDO


O objetivo desta dinâmica de primeiro dia de aula é promover a integração entre os alunos e professor, fortalece a comunicação e o relacionamento interpessoal dos estudantes.
Materiais: Um objeto pequeno, podendo ser uma bola por exemplo.
Procedimento: Formar um círculo.
Explicar aos alunos que será dada uma oportunidade para que aprendam mais uns dos outros.
Quem estiver com a bola deve passá-la á outra pessoa que deverá dizer seu nome e revelar algo diferente sobre si (uso lente de contato, por exemplo, ou tenho um cachorro).
Quando todos tiverem falado, explicar que na segunda rodada eles terão que passar a bola a alguém e dizer o nome da pessoa e o que ela disse na rodada anterior.
Dicas: Observar quais alunos está prestando atenção e conseguem lembrar-se das informações que seu colega falou. Caso algum tenha dificuldade, pedir que os outros alunos os ajudem.
Apontar a importância de saber ouvir, que muitas vezes estamos muito preocupados com o que vamos dizer que nos esquecemos de prestar atenção no que nos é dito.

Tempo de aplicação: 15 minutos
Número máximo de pessoas: 20
Número mínimo de pessoas: 4





 O BARBANTE



O objetivo desta dinâmica de primeiro dia de aula é promover a integração entre os alunos e professor, fortalece a comunicação e o relacionamento interpessoal dos estudantes.
Materiais: Um objeto pequeno, podendo ser uma bola por exemplo.
Procedimento: Formar um círculo.
Explicar aos alunos que será dada uma oportunidade para que aprendam mais uns dos outros.
Quem estiver com a bola deve passá-la á outra pessoa que deverá dizer seu nome e revelar algo diferente sobre si (uso lente de contato, por exemplo, ou tenho um cachorro).
Quando todos tiverem falado, explicar que na segunda rodada eles terão que passar a bola a alguém e dizer o nome da pessoa e o que ela disse na rodada anterior.
Dicas: Observar quais alunos está prestando atenção e conseguem lembrar-se das informações que seu colega falou. Caso algum tenha dificuldade, pedir que os outros alunos os ajudem.
Apontar a importância de saber ouvir, que muitas vezes estamos muito preocupados com o que vamos dizer que nos esquecemos de prestar atenção no que nos é dito.

Tempo de aplicação: 15 minutos
Número máximo de pessoas: 20
Número mínimo de pessoas: 4




ENCONTREI UMA NOVA PROFISSÃO-

 MOTIVAÇÃO PARA PROFESSORES

O objetivo dessa dinâmica para professores e motivação é estimular a criatividade, explorar a comunicação e mostrar aos participantes que sua profissão tem um valor único para o futuro de uma nação.
Materiais: Papéis com lista de profissões inovadoras:

Envernizador de escadas
Pedicure de elefantes
Designer de túmulos
Redator de cartões de boas-festas
Afiador de agulhas de tricô
Digitador de faxes
Chofer de carruagem
Pintor de rodapé
Dentista de canários
Soldador de trombone

Procedimento: Cada participante, por sua vez, irá pegar um papel com uma profissão inovadora.
O participante deverá então realizar uma apresentação de 2 minutos de acordo com o papel que pegar, explicando o que esse profissional faz, quais suas vantagens e desvantagens.
Os participantes poderão realizar perguntas sobre a profissão durante ou após a apresentação.
Dicas: Iniciar o processamento abrindo espaço para que os participantes façam comentários sobre sentimentos, dificuldades, facilidades e outros que o grupo julgar importantes.
Observar se o participante é espontâneo, criativo e comos se comunica. No final o coordenador deverá explicar sobre a verdadeira importância de um professor na vida de seus alunos, sua função como mestre e exemplo a seguir.


Tempo de aplicação: 40 minutos
Número máximo de pessoas: 20
Número mínimo de pessoas: 2




BRINCANDO COM O DICIONÁRIO

Objetivos dessa dinâmica para educação infantil é incentivar o uso do dicionário que amplia o vocabulário, melhora a interpretação da leitura e esclarece as dúvidas ortográficas.

treinamentos e dinamicas para educação infantil


Através desse jogo o aluno sente-se incentivado a descobrir o significado da palavra desconhecida e familiariza-se brincando com o uso do dicionário.
Preparação e Material: Um dicionário, folhas de papel, lápis ou caneta, lousa para anotar as respostas e a pontuação dos grupos.
Desenrolar: Divida a classe em grupos. Apenas um dicionário será utilizado por um grupo a cada rodada.
O primeiro grupo, que terá o dicionário em mãos, escolherá uma palavra do dicionário que ache desconhecida por todos, falando-a em voz alta para os demais grupos.
Se houver algum integrante de qualquer grupo que saiba a resposta correta ao ser anunciada, antes de começar a rodada, marca 4 pontos para o seu grupo.
Cada grupo escreverá numa folha um significado para a palavra, inclusive o grupo que tem o dicionário em mãos, que colocará a definição correta.
A professora recolhe as folhas e lê todas as definições, inclusive a correta.
Escreve as respostas na lousa.
Cada grupo escolhe a definição que achar certa.
O grupo conta a definição correta.

A professora marca na lousa os pontos dos grupos de acordo com a seguinte regra:
2 pontos = para o grupo que deu a resposta correta.
3 pontos = para o grupo que escolheu a palavra, se ninguém tiver acertado ou 1 ponto para cada acerto por grupo.
4 pontos = para o grupo que tiver um integrante que saiba a resposta correta ao ser anunciada, antes de começar a rodada.
O jogo continua até que todos os grupos tenham escolhido a palavra no dicionário ou até que algum grupo tenha atingido um número de pontos estipulado anteriormente pela classe




A família ideal

O principal objetivo dessa dinâmica de integração para professores e educadores em geral é trabalhar o valor do trabalho em equipe e a importância do planejamento para a realização de alguma atividade.
Material: oito corações de papel; em cada um deles estará escrito uma característica da família ideal: comunicação, respeito, cooperação, união, compreensão, fé, amizade, amor.
Desenvolvimento:
1 - O coordenador convida os presentes a formarem, espontaneamente, equipes em número não inferior a cinco pessoas. Escolhem um nome de família e, colocando-se a uns cinco metros do animador, ouvem as regras da dinâmica.
A dinâmica consiste em descobrir a equipe que melhor reflete as características de uma família ideal. Para isso, todos devem enfrentar uma série de provas. Para algumas, são concedidos vários minutos de preparação. Outras, porém, devem ser realizadas de imediato. A família (equipe) que vence uma prova, recebe um coração. As últimas atividades realizamse em conjunto (duas equipes se unem).
2 - O coordenador vai propondo as equipes as diferentes provas:
a) A família que chegar primeiro junto a ele, com a lista de todos os seus integrantes, recebe o coração da Comunicação.
b) A família que melhor representar uma cena familiar, recebe o coração do Respeito. Dispõem de quatro minutos para a preparação desta prova.
c) A família que conseguir formar primeiro uma roda de crianças, recebe o coração da Cooperação.
d) A família que conseguir primeiro cinco cadernos e cinco lápis ou canetas, recebe o coração da Compreensão.
e) A família que melhor representar, através da mímica, um ensinamento de Jesus, recebe o coração do Amor. As equipes dispõem de quatro minutos para preparar esta prova.
f ) As famílias (nesta prova, trabalha-se em conjunto com outra equipe) que apresentarem a Miss ou o Mistermais barrigudo (usam-se roupas), recebem o coração da União. As equipes dispõem de três minutos para se preparar.
g) As famílias (as mesmas equipes em conjunto) que apresentarem o melhor conjunto vocal, recebem o coração da Amizade. As equipes dispõem de quatro minutos para se preparar.
h) As famílias (as mesmas) que apresentarem o melhor “slogan” recebem o coração da Fé. Dispõem de quatro minutos para se preparar.
3 - Em equipe avalia-se a experiência. Para que serviu a dinâmica ?
Como cada um se sentiu durante o exercício ? Como foi a participação de sua equipe?
4 - As respostas são comentadas em plenário e, a seguir, associa-se esta experiência à vida do grupo.
De que maneira pode associar a dinâmica à vida do grupo? Que podemos fazer para que haja mais integração ?
Dicas: Em equipe avalia-se a experiência dos professores e educadores: Para que serviu a dinâmica? Como cada um se sentiu durante o exercício? Como foi a participação de sua equipe? As respostas são comentadas em plenário e, a seguir, associa-se esta experiência à vida do grupo. De que maneira pode associar a dinâmica à vida dos professores e educadores?
Observar e pontuar se tiveram facilidade para trabalhar em equipe, se surgiram lideranças, a capacidade de planejamento e realização dos participantes.
Tempo de aplicação: 40 minutos
Número máximo de pessoas: 20
Número mínimo de pessoas: 4





Terremoto

É hora de fazer com que os membros de sua equipe, escola, empresa ou até mesmo de sua casa aprendam a trabalhar em equipe, deixem de lado o egoísmo e pensem coletivamente a fim de atingir um objetivo maior.
Materiais: Espaço livre para que as pessoas possam se movimentar, mas quanto menor o espaço mais trombadas.
Participantes: Devem ser múltiplos de três e sobrar um. Ex: 22 (7x3 = 21, sobra um) -Material: Para essa dinâmica só é necessário um espaço livre para que as pessoas possam se movimentar
Desenvolvimento: Dividir em grupos de três pessoas, lembre-se que deverá sobrar um. Cada grupo terá 2 paredes e 1 morador. As paredes deverão ficar de frente uma para a outra e dar as mãos (como no túnel da quadrilha da Festa Junina), o morador deverá ficar entre as duas paredes. A pessoa que sobrar deverá gritar uma das três opções abaixo:
1 - MORADOR!!! - Todos os moradores trocam de "paredes", devem sair de uma "casa" e ir para a outra. As paredes devem ficar no mesmo lugar e a pessoa do meio deve tentar entrar em alguma "casa", fazendo sobrar outra pessoa.
2 - PAREDE!!! - Dessa vez só as paredes trocam de lugar, os moradores ficam parados. Obs: As paredes devem trocar os pares. Assim como no anterior, a pessoa do meio tenta tomar o lugar de alguém.
3 - TERREMOTO!!! - Todos trocam de lugar, quem era parede pode virar morador e vice-versa. Obs: NUNCA dois moradores poderão ocupar a mesma casa, assim como uma casa também não pode ficar sem morador. Repetir isso até cansar...
Conclusão: Como se sentiram os que ficaram sem casa? Os que tinham casa pensaram em dar o lugar ao que estava no meio? Passar isso para a nossa vida: Nos sentimos excluídos no grupo? Na Escola? No Trabalho? Na Sociedade? Sugestão: Quanto menor o espaço melhor fica a dinâmica, já que isso propicia várias trombadas. É muito divertido!!!
Tempo de aplicação: 30 minutos
Número máximo de pessoas: 31
Número mínimo de pessoas: 4


sábado, 28 de janeiro de 2012

VOLTA ÀS AULAS - 10 maneiras de economizar no material escolar

Foto: material escolar
Ir às compras de material escolar sem seu filho é uma ótima maneira de não ter gastos excessivos
O ano mal começou, os presentes de Natal ainda estão sendo pagos e você já tem novas compras a fazer: o material escolar. Para quem tem filhos, o material didático é uma despesa obrigatória no mês de janeiro. As escolas costumam enviar as listas de livros e de outros materiais, como cadernos, cola, tesoura, borracha. Há famílias que pegam a lista, vão até uma livraria ou papelaria e compram tudo ali mesmo. Mas o que muitos pais não sabem é que a compra do material nem sempre precisa representar um rombo no orçamento familiar.

"É claro que a Educação dos filhos deve ser prioridade para os pais, mas nem por isso é preciso gastar exageradamente com o material escolar", afirma o educador financeiro Reinaldo Domingos, autor dos livros "O Menino do Dinheiro" e "Terapia Financeira". De acordo com ele, há diversas maneiras de economizar - e muito - na hora de adquirir o material que crianças e adolescentes usarão ao longo do ano na escola. Antes de ir às compras, confira abaixo dez dicas para diminuir os gastos com livros, cadernos e mochilas nesse início de ano.
Para ler, clique nos itens abaixo:
          1 - Faça um levantamento de tudo o que já tem em casa
 
O primeiro passo é pegar a lista fornecida pela escola e riscar tudo o que você já tem em casa. Materiais como tesoura, lápis de cor, compasso, régua, entre outros, não estragam e podem ser reaproveitados de um ano para o outro. Se você tem filhos em anos diferentes, o mais novo também pode usar livros didáticos que já foram do mais velho, desde que a professora não tenha adotado um livro diferente. "É preciso fazer uma análise criteriosa do que a escola pede e do que sobrou dos anos anteriores. Em geral, as famílias já têm de 10% a 30% do que está na lista", afirma o educador financeiro Reinaldo Domingos.
 
          2 - Recicle materiais
 
Depois de fazer o levantamento do que já tem e casa e pode ser reaproveitado, é hora de verificar o que pode ser reciclado. Uma boa ideia é customizar cadernos antigos que não foram totalmente usados. Se eles forem em espiral, você pode desmontá-los, juntar as folhas não utilizados de mais de um caderno, remontá-los, fazer uma capa nova - tudo com a ajuda da criança. Além de ser uma boa forma de economizar, reciclar materiais antigos tem outras vantagens. "A reciclagem desenvolve o espírito lúdico e ajuda a preservar o meio ambiente, o que pode ser mais um incentivo para as crianças", diz o educador financeiro Reinaldo Domingos.
 
          3 - Organize um projeto de troca de livros na escola
 
Assim como você, outros pais e mães estão enfrentando o mesmo problema nesse início de ano: a preocupação com os custos do material escolar, principalmente aqueles que têm mais de um filho. Uma boa maneira de atenuar os gastos é organizar um projeto de troca de livros em parceria com a escola. No Colégio Pio XII, em São Paulo, o projeto Bibliotroca funciona há seis anos e tem como foco, além da economia, o incentivo à sustentabilidade e à leitura. "Os livros raramente serão utilizados novamente após o ano letivo. É um investimento na Educação e não na aquisição da obra em si. Se podemos compartilhar esses livros, não há porque mantê-los ou, o que é ainda pior, jogá-los no lixo", diz Mary Elizabeth Hine, coordenadora do projeto, que conta já ter economizado R$ 1,5 mil na compra do material dos três filhos graças às trocas feitas na escola.
 
          4 - Faça uma reunião familiar
 
Depois de reaproveitar o material que sobrou do ano anterior e, se possível, trocar livros na escola, é hora de fazer uma reunião familiar. Pais e filhos devem decidir juntos quais serão os planos da família para o ano que está começando. Vocês podem planejar uma viagem, a aquisição da casa própria ou mesmo uma televisão nova. O importante é que os filhos façam parte dos planos e, se for o caso, entendam que terão de se privar de alguns pequenos luxos para que a família consiga viabilizá-los. Nessas horas, vale explicar por que uma mochila de grife pode ser muito mais cara do que uma mochila mais simples, embora muitas vezes a qualidade seja semelhante. "Participando dos planos da família e entendendo que há bons motivos para economizar, crianças e adolescentes tendem a aceitar com mais facilidade quando os pais sugerem a compra de um material um pouco mais barato", afirma o educador financeiro Reinaldo Domingos.
 
           5 - Faça uma pesquisa na internet
 
Antes de ir para a rua, é importante fazer uma pesquisa exaustiva na internet, de acordo com o educador financeiro Reinaldo Domingos. Entre em sites como o Bondfaro (www.bondfaro.com.br) e o Buscapé (www.buscape.com.br) e dê uma olhada nos preços. Faça tabelas para se organizar melhor. Esse passo é necessário para que você saiba se os preços que vai encontrar na rua estão bons ou ruins, mas não significa que você deva comprar pela internet. Após pesquisar na web e nas lojas, você avalia onde a compra será mais vantajosa. Mas preste atenção ao prazo de entrega e ao valor cobrado pelo frete nas lojas online. Outra desvantagem da internet é a impossibilidade de pechinchar, que é sempre uma arma poderosa na hora de conseguir o melhor preço.
 
          6 - Junte-se a outros pais
 
Converse com as famílias dos colegas de seu filho e organizem-se para comprar o material juntos. Façam uma reunião para definir o que cada um precisa. Depois disso, vocês podem escolher um representante para fazer as compras ou mesmo ir em grupo. Quanto maior a quantidade de material a ser adquirido, maior é o seu poder de barganha. Um gerente ou um funcionário de loja dificilmente vai querer perder uma venda de material escolar para cinco crianças, por exemplo. Comprando em grande quantidade, portanto, você tem mais poder para negociar - no varejo ou até mesmo no atacado. "É possível economizar de 10% a 20% comprando no atacado", calcula o educador financeiro Reinaldo Domingos. Outra boa ideia é reunir todos os pais da turma do seu filho e tentar comprar os livros diretamente com as editoras. Adquirindo muitos exemplares de uma só vez, é possível conseguir descontos.
 
          7 - Procure zonas de comércio popular
 
Toda cidade grande tem sua zona de comércio popular. Em São Paulo, a mais conhecida é a Rua 25 de Março. No Rio de Janeiro, é possível encontrar preços mais baixos no Mercadão de Madureira. "Nessas horas, sair das zonas de classe A e B pode representar uma boa economia", afirma o educador financeiro Reinaldo Domingos. Por isso, se o objetivo for economizar, esqueça o shopping center. Organize-se e escolha um dia para ir às compras. Se possível, vá pela manhã, pois as zonas de comércio popular costumam receber um grande fluxo de consumidores em busca de preços baixos. Em geral, as manhãs são (um pouco) mais tranquilas.
 
           8 - Vá às compras sozinho(a)
 
Se ir ao supermercado com crianças já é complicado, imagine comprar material escolar. As crianças em geral são mais vulneráveis aos apelos publicitários e, diante de tanta oferta de material feito exatamente para seduzir esse público, é inevitável: ela vai pedir a mochila da princesa, o caderno do super-herói e muita coisa que talvez nem esteja na lista. "Não se deixe levar pelos desejos dos seus filhos, que vão querer comprar produtos da moda e que contenham imagens de artistas ou personagens de sucesso", recomenda o educador financeiro Reinaldo Domingos.
 
         9 - Pechinche
 
"Quando entrar na loja, é importante perder a timidez e pechinchar mesmo", diz o educador financeiro Reinaldo Domingos. Segundo ele, deve-se entrar na loja com tranquilidade, conversar com o vendedor, perguntar o seu nome, elogiar a loja e, assim estabelecer, uma relação de confiança com o ele. Depois de separado todo o material que pretende comprar, é a hora de tentar um desconto. Pergunte quanto custa à vista e a prazo e tente conseguir condições de pagamento melhores. E não pense que são apenas lojas de bairro que podem dar descontos. Dependendo do valor da compra, grandes redes também oferecem preços mais baixos. Por isso, não economize na pechincha.
       
          10 - Compre o material em partes
 
Se a lista da escola do seu filho for muito extensa e representar um custo muito alto para o seu orçamento familiar, uma boa alternativa é comprá-lo em partes. Converse com a professora dele e descubra o que será utilizado no primeiro semestre e o que vai ficar para o segundo. Assim, você pode comprar apenas uma parte do material agora e deixar a outra parte para julho. De acordo com o educador financeiro Reinaldo Domingos, parcelar a compra do material pode atenuar o impacto da despesa com o material escolar sem representar prejuízo para o desempenho da criança ou adolescente na escola.
Fonte: EDUCAR PARA CRESCER

Regras ortográficas

O português é o quinto idioma mais falado mundo – mais de 260 milhões de pessoas utilizam como língua principal para se comunicar. Entre os países que o tem como idioma oficial, citamos o Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Guiné Equatorial (Leia mais em Lusofonia).
Em 1990 foi criado o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que tem por objetivo padronizar a escrita de algumas palavras em todos os países que o utilizam oficialmente. O Brasil aderiu ao acordo em 2009.

No Brasil, o idioma é regulado pela Academia Brasileira de Letras.

Ortografia é a arte de escrever corretamente. Utilizar a linguagem escrita corretamente não é fácil, especialmente na língua portuguesa, devido ao processo de formação da mesma, que teve a influência de línguas indígenas, latinas, africanas, entre outras. Esse fato faz com que algumas palavras possuam uma grafia incomum, mas dominar esta grafia não se torna tão difícil quando nos habituamos a ler e a escrever tais palavras.

Sendo assim, além das regras e esclarecimentos abaixo, é necessário que você leia bastante e exercite sua habilidade com a escrita.

E / I
EI
Prefixo ante – (antes, anterior)
Ex. antecipar, antebraço.
Prefixo anti – (contra)
Ex. antipatia, antitetânico.
Alguns verbos terminados em –oar, -uar
Ex. doem (doar)
flutuem (flutuar)
Alguns verbos terminados em –uir.
Ex. possui (possuir) retribui (retribuir)



G / J
GJ
Palavras terminadas em –agem, -igem, -ugem, -ágio, -égio, -ígio, -ógio e –úgio.
Ex. garagem, vertigem, viagem, ferrugem, prodígio, refúgio
Exceções: pajem, lambujem.
Algumas palavras de origem africana ou indígena.
Ex. jiló, Ubajara, acarajé.
Derivadas de palavras escritas com G.
Ex. rabugento (rabugem), selvageria (selvagem)
Derivadas de palavras escritas com j ou verbos terminados em –jar ou –jear.
Ex. viajar, nojento (nojo), cerejeira (cereja)



S / Z
SZ
Derivadas de primitivas com S.
Ex. visitante (visita)
Derivadas de primitivas com Z.
Ex. enraizar (raiz), vazar (vazio)
Após um ditongo
Ex. maisena, pausa
Sufixo –oso formador de adjetivo.
Ex. amoroso, atencioso
Sufixo -ez(a) formador de substantivos abstratos.
Ex. timidez, viuvez
Nas formas dos verbos pôr, querer e seus derivados.
Ex. repor, quiser, quisesse
Sufixo formador de verbo –izar.
Ex. realizar, modernizar

X / CH
XCH
Depois de ditongo
Ex. peixe, ameixa
Palavras derivadas de outras escritas com pl, fl e cl.
Ex. chumbo (plúmbeo)
Chave (clave)
Depois das sílabas me- e en-, em palavras como:
Ex. mexer, mexerico, enxoval, enxaqueca.
Exceções: mecha, encher, encharcar, enchumaçar
Verbos encher, encharcar, enchumaçar e seus derivados.
Ex. preencher, encharcado.
Em palavras de origem indígena ou africana.
Ex. orixá, abacaxi.
Palavras derivadas de primitivas que tenham o ch.
Ex. enchoçar (choça)

SS / Ç
SSÇ
Terminação dos superlativos sintéticos e do imperfeito de todos os verbos.
Ex. lindíssimo, colhêssemos.
Palavras derivadas de primitivas escritas com Ç
Ex. embaçado
Palavras ou radicais iniciados por s que entram na formação de palavras derivadas ou compostas.
Ex. homossexual (homo + sexual)
Verbos terminados em –ecer e –escer.
Ex. anoiteça (anoitecer)
Palavras de origem árabe, indígna e africana.
Ex. paçoca, muçulmano, miçanga


Fonte: Info Escola

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Este ano...

 

Este ano será um sucesso se...
houver um sorriso de otimismo,
um sonho de beleza em seu coração e
poesia nas pequenas coisas: na simplicidade da flor,
na inocência das crianças, no silêncio interior,
na amizade, no momento presente,
na oportunidade de ser bom, ser amigo e compreensivo;
sensível ao sofrimento alheio,
grato ao passado que lhe proporcionou experiências para o futuro.


Este ano será um sucesso se...
você for franco sem ferir,
tiver fé em si, no próximo e em Deus e,
acima de tudo, expressar o que pensa do outro
com uma palavra de carinho, de apoio,
de reconhecimento, de bondade e encorajamento.


Este ano será um sucesso se...
você souber vencer a preguiça, o orgulho,
a indiferença ao sofredor, a tentação da riqueza, da intriga e da inveja,
da intolerância ao ignorante, ao que tem idéias diferentes das suas,
ao menos inteligente, ao egoísta, ao mesquinho.


Este ano será um sucesso se...
você socorrer a quem precisa, aconselhando-o,
estendendo-lhe a mão, dando-lhe ajuda no momento certo,
economizando bens materiais,
esbanjando amor e solidariedade,
entendendo a criança e o idoso,
o adulto que não teve infância e aquele que não sabe amar.


Este ano será um sucesso se...
você der um “bom dia” de coração e
enfrentar com esportividade as desventuras, semear a paz e o amor,
vibrar com a felicidade alheia, com a beleza do sol acordando o dia,
com a gota de orvalho na flor.


Este ano será um sucesso se...
você valorizar cada vitória e o mundo de oportunidades
que se abrirem diante de você e,
começar cada dia com Deus!


Se você for sensível a tudo isso,
então este ano será um sucesso para você e
para os que viverem ao seu redor!


(autor desconhecido)

Mensagem para o caderno

Cartão de boas vindas