A Independência do Brasil
Antes de partir para Portugal, Dom João VI esvaziou os cofres do Banco do Brasil, levando quase todo o ouro para Portugal e deixou Dom Pedro como príncipe regente.
Os portugueses, porém, não gostaram da permanência de Dom Pedro no Brasil, pois queriam que o Brasil voltasse à posição de colônia.
Os brasileiros elaboraram, então, um documento, assinado por milhares de pessoas, pedindo a sua permanência no Brasil. Dom Pedro se mostrou favorável à solicitação:
- Como é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico.
Esta declaração de Dom Pedro foi feita no dia 09 de janeiro de 1822, data que ficou conhecida como o Dia do Fico.
Dias depois, Dom Pedro formou seu ministério, nomeando para ministro do Reino José Bonifácio de Andrada e Silva.
Como as ameaças de Portugal continuaram, Dom Pedro que fora controlar conflitos entre brasileiros e portugueses na província de São Paulo, anunciou, às margens do riacho Ipiranga, em São Paulo, no dia 07 de setembro de 1822:
“Brasileiros, as cortes de Lisboa, querem escravizar-nos. De hoje em diante, nossas relações estão quebradas. Nenhum laço nos une mais, estamos separados de Portugal.”
Puxando a espada gritou:
Independência ou morte!
No dia 12 de outubro de 1822, Dom Pedro foi aclamado imperador do Brasil com o nome de Dom Pedro I.
Antes de partir para Portugal, Dom João VI esvaziou os cofres do Banco do Brasil, levando quase todo o ouro para Portugal e deixou Dom Pedro como príncipe regente.
Os portugueses, porém, não gostaram da permanência de Dom Pedro no Brasil, pois queriam que o Brasil voltasse à posição de colônia.
Os brasileiros elaboraram, então, um documento, assinado por milhares de pessoas, pedindo a sua permanência no Brasil. Dom Pedro se mostrou favorável à solicitação:
- Como é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico.
Esta declaração de Dom Pedro foi feita no dia 09 de janeiro de 1822, data que ficou conhecida como o Dia do Fico.
Dias depois, Dom Pedro formou seu ministério, nomeando para ministro do Reino José Bonifácio de Andrada e Silva.
Como as ameaças de Portugal continuaram, Dom Pedro que fora controlar conflitos entre brasileiros e portugueses na província de São Paulo, anunciou, às margens do riacho Ipiranga, em São Paulo, no dia 07 de setembro de 1822:
“Brasileiros, as cortes de Lisboa, querem escravizar-nos. De hoje em diante, nossas relações estão quebradas. Nenhum laço nos une mais, estamos separados de Portugal.”
Puxando a espada gritou:
Independência ou morte!
No dia 12 de outubro de 1822, Dom Pedro foi aclamado imperador do Brasil com o nome de Dom Pedro I.
1.Você concorda com a atitude de Dom João VI, ao esvaziar os cofres brasileiros, quando foi para Portugal? Por quê?
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
2. Na sua opinião, por que era interessante para Portugal transformar novamente o Brasil em colônia?
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
3.Quem foi nomeado por Dom Pedro como ministro do reino?
_____________________________________________________________
4. O que Dom Pedro fazia em São Paulo quando gritou “Independência ou morte!”?
______________________________________________________________
_______________________________________________________________
5. Em que dia, mês e ano foi declarada a Independência do Brasil?
____________________________________________________
6. Quanto tempo faz que isso aconteceu?
_____________________________________________________
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2. Na sua opinião, por que era interessante para Portugal transformar novamente o Brasil em colônia?
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3.Quem foi nomeado por Dom Pedro como ministro do reino?
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4. O que Dom Pedro fazia em São Paulo quando gritou “Independência ou morte!”?
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5. Em que dia, mês e ano foi declarada a Independência do Brasil?
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6. Quanto tempo faz que isso aconteceu?
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História: Questionário ( Copiar no caderno, respondendo )1)- Com que fato começou a hitória da nossa Pátria?
2)- Quem descobriu o Brasil e em que data?
3)- Como eram os navios antigamente?
4)- A navegaçÔo era feita perto ou longe da terra?
5)- Que nomes o Brasil recebeu?
6)- Por que recebeu o nome de Brasil?
7)- Quem habitava o Brasil quando foi descoberto?
8)- Quem escreveu uma carta ao rei de Portugal dando a notícia do descobrimento da nova terra?
9)- Quando começa e até onde vai o período do Brasil Colônia?
10)- Qual o período que começa com a ProclamaçÔo da Independência e vai até a ProclamaçÔo da República?
11)- Que aconteceu depois do Descobrimento do Brasil?
12)- Que fez o rei de Portugal em 1530?
13)- Quem comandava essa expediçÔo e que trazia com ela?
14)- Como se chamou a povoaçÔo fundada por Martim Afonso de Sousa?
15)- Que fizeram os colonos?
16)- Quais as outra povoaç¨es fundadas por depois?
17)- Copie as frases separando as que se referem às expediç¨es exploradoras das que se referem às expediç¨es guardas-costas:
a)- Vieram em 1501 e em 1503.
b)- Combatiam os navios franceses que carregavam pau-brasil.
c)- NÔo conseguiram afastar os navios franceses do nosso litoral.
d)- Foram organizadas para conhecer melhor a terra descoberta.
e)- Foram as primeiras expediç¨es que vieram ao Brasil.
f)- Eram comandadas por CritóvÔo Jacques.
g)- Vieram em 1516 e em 1526.
18)- O que fez Dom JoÔo III para colonizar e povoar o Brasil?
19)- O que eram as capitanias?
20)- O que eram os donatários?
21)- Por que as capitanias eram hereditárias?
22)- Quantos eram as capitanias e quantos eram os donatários?
23)- Quais foram as dificuldades que os donatários enfrentaram?
24)- Quais foram as capitanias que prosperaram? Por quê?
25)- Complete as frases:
a)- As quinze .......................foram doadas a doze....
b)- Alguns..........................receberam duas ou mais..
c)- Os..............................enfrentaram muitas dificuldades.
26)- Faça um mapa do Brasil, colocando as capitanias hereditárias:
2)- Quem descobriu o Brasil e em que data?
3)- Como eram os navios antigamente?
4)- A navegaçÔo era feita perto ou longe da terra?
5)- Que nomes o Brasil recebeu?
6)- Por que recebeu o nome de Brasil?
7)- Quem habitava o Brasil quando foi descoberto?
8)- Quem escreveu uma carta ao rei de Portugal dando a notícia do descobrimento da nova terra?
9)- Quando começa e até onde vai o período do Brasil Colônia?
10)- Qual o período que começa com a ProclamaçÔo da Independência e vai até a ProclamaçÔo da República?
11)- Que aconteceu depois do Descobrimento do Brasil?
12)- Que fez o rei de Portugal em 1530?
13)- Quem comandava essa expediçÔo e que trazia com ela?
14)- Como se chamou a povoaçÔo fundada por Martim Afonso de Sousa?
15)- Que fizeram os colonos?
16)- Quais as outra povoaç¨es fundadas por depois?
17)- Copie as frases separando as que se referem às expediç¨es exploradoras das que se referem às expediç¨es guardas-costas:
a)- Vieram em 1501 e em 1503.
b)- Combatiam os navios franceses que carregavam pau-brasil.
c)- NÔo conseguiram afastar os navios franceses do nosso litoral.
d)- Foram organizadas para conhecer melhor a terra descoberta.
e)- Foram as primeiras expediç¨es que vieram ao Brasil.
f)- Eram comandadas por CritóvÔo Jacques.
g)- Vieram em 1516 e em 1526.
18)- O que fez Dom JoÔo III para colonizar e povoar o Brasil?
19)- O que eram as capitanias?
20)- O que eram os donatários?
21)- Por que as capitanias eram hereditárias?
22)- Quantos eram as capitanias e quantos eram os donatários?
23)- Quais foram as dificuldades que os donatários enfrentaram?
24)- Quais foram as capitanias que prosperaram? Por quê?
25)- Complete as frases:
a)- As quinze .......................foram doadas a doze....
b)- Alguns..........................receberam duas ou mais..
c)- Os..............................enfrentaram muitas dificuldades.
26)- Faça um mapa do Brasil, colocando as capitanias hereditárias:
Mini Projeto Semana da Pátria
JUSTIFICATIVA:A comemoração da “SEMANA DA PÁTRIA”, representa uma importante fonte de estímulos ao civismo, propiciando assim, a oportunidade de:
formar na criança o conceito Pátria;
despertar o sentimento de patriotismo;
formar atitude de respeito aos símbolos do Brasil;
desenvolver a compreensão do passado histórico e da significação da data “ Sete de Setembro”.
OBJETIVOS:
Compreender a razão dos festejos da Semana da Pátria;
Refletir sobre o que é ser patriota;
Comemorar as datas cívicas do nosso país;
Incentivar o amor à Pátria;
Conhecer melhor a nossa história;
Valorizar os símbolos da nossa Pátria;
Identificar os símbolos nacionais;
Reconhecer a Bandeira como símbolo da Pátria;
Conhecer e valorizar os direitos e deveres de todos nós, cidadãos;
Valorizar a escola como participante de grandeza da Pátria;
Despertar o civismo e o senso crítico através dos conteúdos propostos pelo Hino Nacional;
SUGESTÕES DE ATIVIDADES: Conversas, debates e discussões sobre:
o que é Pátria;
o que aconteceu no dia 7 de setembro;
a figura de D.Pedro I;
os símbolos da Pátria: a Bandeira, as Armas, o Selo, Hino;
o grito da Independência;
a vida no Brasil antes e depois da Independência;
Textos informativos, literários, poéticos;
Textos coletivos;
Álbum;
Vídeos;
Hinos: Nacional, da Independência;
Pesquisas;
Cartazes de fatos da época alusivos ao fato histórico;
Linha de tempo do Descobrimento à Independência, da Independência aos dias atuais;
Jogral;
Dramatização;
Poemas e diálogos de temas nacionais;
Mural de notícias de jornais e revistas sobre a data cívica;
Uso de mapas para a localização do Brasil;
Confecção dos Símbolos Nacionais (pintura, desenho, recorte e colagem);
Concurso de poesia;
Seleção de canções patrióticas e populares:
Canção do Soldado,
Eu te amo meu Brasil;
Confecção de: - bandeirinhas com as cores nacionais, - Bandeira do Brasil,
- cata-ventos, - estrelas e outras figuras-símbolo em verde e amarelo, distintivos em azul, branco, verde e amarelo, - viseiras para o desfile.
Informática: digitações no Word e ilustrações no Paint/Word.
Mural: "Vultos da História do Brasil"
Dividir a sala em grupos, sendo que cada um deles deverá pesquisar a biografia das pessoas mais importantes da Independência do Brasil e colocar no Mural "Vultos da História do Brasil".
Pesquisa: Propor às crianças que pesquisem nomes de pessoas que vêm elevando o nome do Brasil com seu trabalho, seja no esporte, artes, etc.
Produção Textual Lançar um concurso de produção de texto: "Brasil Pátria Querida". Pode-se confeccionar um livro reunindo todos os textos produzidos e ilustrados pelos alunos.
Sete de setembro, data tão festiva, foi a independência desta terra tão querida. É uma grande data para o meu Brasil , que hoje está liberto e cheio de encantos mil. Viva, viva, viva a independência do Brasil!
JUSTIFICATIVA:A comemoração da “SEMANA DA PÁTRIA”, representa uma importante fonte de estímulos ao civismo, propiciando assim, a oportunidade de:
formar na criança o conceito Pátria;
despertar o sentimento de patriotismo;
formar atitude de respeito aos símbolos do Brasil;
desenvolver a compreensão do passado histórico e da significação da data “ Sete de Setembro”.
OBJETIVOS:
Compreender a razão dos festejos da Semana da Pátria;
Refletir sobre o que é ser patriota;
Comemorar as datas cívicas do nosso país;
Incentivar o amor à Pátria;
Conhecer melhor a nossa história;
Valorizar os símbolos da nossa Pátria;
Identificar os símbolos nacionais;
Reconhecer a Bandeira como símbolo da Pátria;
Conhecer e valorizar os direitos e deveres de todos nós, cidadãos;
Valorizar a escola como participante de grandeza da Pátria;
Despertar o civismo e o senso crítico através dos conteúdos propostos pelo Hino Nacional;
SUGESTÕES DE ATIVIDADES: Conversas, debates e discussões sobre:
o que é Pátria;
o que aconteceu no dia 7 de setembro;
a figura de D.Pedro I;
os símbolos da Pátria: a Bandeira, as Armas, o Selo, Hino;
o grito da Independência;
a vida no Brasil antes e depois da Independência;
Textos informativos, literários, poéticos;
Textos coletivos;
Álbum;
Vídeos;
Hinos: Nacional, da Independência;
Pesquisas;
Cartazes de fatos da época alusivos ao fato histórico;
Linha de tempo do Descobrimento à Independência, da Independência aos dias atuais;
Jogral;
Dramatização;
Poemas e diálogos de temas nacionais;
Mural de notícias de jornais e revistas sobre a data cívica;
Uso de mapas para a localização do Brasil;
Confecção dos Símbolos Nacionais (pintura, desenho, recorte e colagem);
Concurso de poesia;
Seleção de canções patrióticas e populares:
Canção do Soldado,
Eu te amo meu Brasil;
Confecção de: - bandeirinhas com as cores nacionais, - Bandeira do Brasil,
- cata-ventos, - estrelas e outras figuras-símbolo em verde e amarelo, distintivos em azul, branco, verde e amarelo, - viseiras para o desfile.
Informática: digitações no Word e ilustrações no Paint/Word.
Mural: "Vultos da História do Brasil"
Dividir a sala em grupos, sendo que cada um deles deverá pesquisar a biografia das pessoas mais importantes da Independência do Brasil e colocar no Mural "Vultos da História do Brasil".
Pesquisa: Propor às crianças que pesquisem nomes de pessoas que vêm elevando o nome do Brasil com seu trabalho, seja no esporte, artes, etc.
Produção Textual Lançar um concurso de produção de texto: "Brasil Pátria Querida". Pode-se confeccionar um livro reunindo todos os textos produzidos e ilustrados pelos alunos.
Sete de setembro, data tão festiva, foi a independência desta terra tão querida. É uma grande data para o meu Brasil , que hoje está liberto e cheio de encantos mil. Viva, viva, viva a independência do Brasil!
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