do primeiro rabisco até o bê-a-bá
em todos os desenhos coloridos vou estar
a casa, a montanha, duas nuvens no céu
e um sol a sorrir no papel
Sou eu que vou ser seu colega,
seus problemas ajudar a resolver
te acompanhar nas provas bimestrais, você vai ver
Serei de você confidente fiel,
se seu pranto molhar meu papel.
Sou eu que vou ser seu amigo,
Vou lhe dar abrigo, se você quiser
Quando surgirem seus primeiros raios de mulher
A vida se abrirá num feroz carrossel
E você vai rasgar meu papel.
O que está escrito em mim comigo
Ficará guardado, se lhe dá prazer
A vida segue sempre, o que se há de fazer
Só peço a você um favor, se puder
Não me esqueça num canto qualquer.
Toquinho. CD Casa de Brinquedos. Polygran, 1995
Interpretando o Texto
1- Identifique os pares de rimas presentes.
2-O texto O
caderno está organizado em 4 estrofes com 5 versos cada. Agora
responda: que tipo de texto é?
3-Quem é o personagem principal do texto?
4-Encontre no texto trechos que revelem os seguintes
sentimentos ou atitudes: companheirismo,
solidariedade, tristeza, amizade e fidelidade.
5- Se o seu caderno pudesse falar, o que você acha que ele
lhe diria?
6- E você, o que responderia para ele?
Um pouco de Gramática
1- Leia em voz alta as palavras do quadro e escreva-as
separando em sílabas:
Você – caderno – desenhos – ajudar – feroz – último –
matemática
2- Pinte as sílabas
que foram pronunciadas com maior intensidade.
3- Copie completando.
Sílaba................ é
aquela pronunciada com maior intensidade.
4 – Faça um quadro distribuindo as palavras da atividade anterior nas colunas correspondentes. Atenção: observe a posição das sílabas tônicas!
Oxítona
(última)
|
Paroxítona
(penúltima)
|
Proparoxítona
(antepenúltima)
|
5 – Reescreva as palavras a seguir, separando-as em sílabas:
a) cafezinho
e) companheirismo
i) relaxados
b) paralelepípedo
f) conversando
j) concordaram
c) alegremente
g) juramento
l) caprichávamos
d) encadernação
h) solenidade
m) sensação
6 – Pinte a sílaba tônica das palavras da atividade
anterior.
Vamos Produzir
Pense em algo de que goste muito.
Pode ser um objeto, um animal de estimação, uma flor, um jogo ou um brinquedo.
Faça um desenho dele e escreva como ele é importante para você, como o ganhou
ou o comprou, quem lhe deu e quando.
Escreva também todos os sentimentos e idéias que ele desperta em você,
além de todas as suas características.
Respostas:
1 –
céu/papel, fiel/papel, quiser/mulher, carrossel/papel, prazer/fazer,
puder/qualquer
2 – É
um poema
3 –
Um caderno.
4 –
Companheirismo=”Sou eu que vou seguir você/Do primeiro rabisco até o bê-a-bá”
Solidariedade=”Seus
problemas ajudar a resolver”, “Vou lhe dar abrigo se você quiser”
Tristeza=”Sofrer
também nas provas bimestrais junto a você”, “Não me esqueça num canto qualquer”
Amizade=
“Sou eu que vou ser seu amigo”
Fidelidade=
“Serei sempre seu confidente fiel”, “O que está escrito em mim comigo/Ficará
guardado se lhe dá prazer”
Gramática
1-
vo-cê, ca-der-no, de-se-nhos, a-ju-dar,
fe-roz, úl-ti-mo, ma-te-má-ti-ca
3 –
tônica
4 –
nuvens – médico – também
5 –
Oxítona = café, salão, favor, puder, também
Paroxítona
= junto, galinha, caderno, canto, nuvens
Proparoxítona
= médico, música, gramática, sílaba, tônica
a) cafezinho
e) companheirismo i) relaxados
b) paralelepípedo f)
conversando j) concordaram
c) alegremente g)
juramento l) caprichávamos
d) encadernação h) solenidade m) sensação
Atividades
retiradas “Viver e aprender Português” – 4º ano
Autores: Cloder Rivas Martos e Joana D. G. Aguiar
Nenhum comentário:
Postar um comentário