quarta-feira, 22 de agosto de 2012

PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO

O período composto por coordenação é constituído por orações coordenadas.
Chamamos oração coordenada por não exercer nenhuma função sintática em outra oração, daí ser chamada também oração independente.


Exemplo:

Você trouxe o bolo, mas eu não o comi.
            Verbo                                                 verbo

O pedreiro chegou e começou o serviço.

As orações coordenadas podem ou não conter a presença de conjunções. Dependendo desta condição podemos classificar as orações coordenadas como:

ASSINDÉTICAS


Chamamos orações coordenadas assindéticas aquelas que não possuem conjunção.

SINDÉTICAS


As orações coordenadas sindéticas são aquelas que possuem conjunção.

ORAÇÕES COORDENADAS ASSINDÉTICAS


Coordenam-se umas às outras sem a presença de conectivo, conjunção.

Exemplo:
Amanheceu, acordei, admirei os primeiros raios solares.
O computador era potente, tinha velocidade, não possuía proteção.

ORAÇÕES COORDENADAS SINDÉTICAS


Coordenam-se umas às outras por meio de conectivo, conjunção.

Exemplo:
Olhei e comprei o presente.
Correu demais, por isso caiu.

CLASSIFICAÇÃO DAS ORAÇÕES COORDENADAS SINDÉTICAS


As orações coordenadas sindéticas são classificadas de acordo com as conjunções que as unem. Podem ser:

ADITIVAS
ADVERSATIVAS
ALTERNATIVAS
EXPLICATIVAS
CONCLUSIVAS

ORAÇÕES COORDENADAS SINDÉTICAS ADITIVAS


Expressam idéia de soma, adição. Conjunções: e, nem (e não), mas também, como também.

Exemplo:
Ele não só conhecia a cidade, mas também os melhores pontos turísticos.
Não só estudava como também ensinava.
Telefonou e comunicou sua decisão ao chefe.

ORAÇÕES COORDENADAS SINDÉTICAS ADVERSATIVAS


Expressam idéias contrárias à outra oração. Conjunções: mas, porém, todavia, contudo, no entanto, entretanto.

Exemplo:
A população fez várias passeatas, mas não conseguiu bons resultados.
Viajou para Londres, contudo não esquecia Recife.
O problema era facilmente resolvido, entretanto poucos conseguiram resolvê-lo.

ORAÇÕES COORDENADAS SINDÉTICAS ALTERNATIVAS


Expressam idéia de exclusão, alternância. Conjunções: ou... ou, ora... ora, já... já, quer... quer.

Ora estudava matemática, ora estudava português.
Procure chegar cedo ou não conseguirá a vaga.

ORAÇÕES COORDENADAS SINDÉTICAS EXPLICATIVAS


Expressa uma justificativa, explicação, contida na outra oração coordenada. Conjunções: pois (anteposta ao verbo), porque, que visto que.

Exemplo:
Recife está intransitável, pois é repleta de buracos em suas ruas.
Não vou sair à noite, porque vou fazer uma prova importante amanhã.

ORAÇÕES COORDENADAS SINDÉTICAS CONCLUSIVAS


Expressa uma idéia de conclusão do fato contido na oração anterior. Conjunções: logo, portanto, pois (colocada após o verbo), assim, por isso.

Exemplos:
Conseguimos bater a meta, portanto podemos comemorar o nosso sucesso.
Acreditamos na igualdade entre os povos; por isso devemos lutar por uma distribuição de renda melhor.

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS


1. Relacione as orações coordenadas por meio de conjunções:

a) Ouviu-se o som da bateria. Os primeiros foliões surgiram.
b) Não durma sem cobertor. A noite está fria.
c) Quero desculpar-me. Não consigo encontrá-los.

Respostas:

Ouviu-se o som da bateria e os primeiros foliões surgiram.
Não durma sem cobertor, pois a noite está fria.
Quero desculpar-me, mais consigo encontrá-los.

2. (PUC-SP) – Em: “... ouviam-se amplos bocejos, fortes como o marulhar das ondas...” a partícula como expressa uma idéia de:

a) causa
b) explicação
c) conclusão
d) proporção
e) comparação

Resposta: E

A conjunção como exercer a função comparativa. Os amplos bocejos ouvidos são comparados à força do marulhar das ondas.

POLISSEMIA CONJUNTIVA E A ORAÇÃO COORDENADA


Conjunção pois: pode caracterizar as seguintes orações:

CONCLUSIVA » não inicia a oração, aparece entre vírgulas ou separada da oração por uma vírgula.

Exemplo:

Henrique está louco; devemos, pois, interditá-lo.

EXPLICATIVA » inicia a oração e pode ser substituída pelas conjunções explicativas porque e que.

A conjunção e pode assumir valor adversativo.

Exemplo:
Convidei vários amigos e nenhum veio ao jantar.
(Convidei vários amigos mas nenhum veio ao jantar).

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS


3. (FUVEST – SP) – “Entrando na faculdade, procurarei emprego”, oração sublinhada pode indicar uma idéia de:

a) concessão
b) oposição
c) condição
d) lugar
e) conseqüência

Resposta: C

A condição necessária para procurar emprego é entrar na faculdade.

4. (Univ. Fed. Santa Maria – RS) – Assinale a seqüência de conjunções que estabelecem, entre as orações de cada item, uma correta relação de sentido.

1. Correu demais, ... caiu.
2. Dormiu mal, ... os sonhos não o deixaram em paz.
3. A matéria perece, ... a alma é imortal.
4. Leu o livro, ... é capaz de descrever as personagens com detalhes.
5. Guarde seus pertences, ... podem servir mais tarde.

a) porque, todavia, portanto, logo, entretanto
b) por isso, porque, mas, portanto, que
c) logo, porém, pois, porque, mas
d) porém, pois, logo, todavia, porque
e) entretanto, que, porque, pois, portanto

Resposta: B

Por isso – conjunção conclusiva.
Porque – conjunção explicativa.
Mas – conjunção adversativa.
Portanto – conjunção conclusiva.
Que – conjunção explicativa.

5. Reúna as três orações em um período composto por coordenação, usando conjunções adequadas.

Os dias já eram quentes.
A água do mar ainda estava fria.
As praias permaneciam desertas.

Os dias já eram quentes, mas a água do mar ainda estava fria, por isso as praias permaneciam desertas.

SÍNTESE DO TUTORIAL


O período composto por coordenação é constituído por orações coordenadas.

ASSINDÉTICAS
Chamamos orações coordenadas assindéticas aquelas que não possuem conjunção.

SINDÉTICAS
As orações coordenadas sindéticas são aquelas que possuem conjunção.
As orações coordenadas sindéticas são classificadas de acordo com as conjunções que as unem. Podem ser:

ADITIVAS
ADVERSATIVAS
ALTERNATIVAS
EXPLICATIVAS
CONCLUSIVAS

ADITIVAS » Expressam idéia de soma, adição. Conjunções: e, nem (e não), mas também, como também.
ADVERSATIVAS » Expressam idéias contrárias à outra oração. Conjunções: mas, porém, todavia, contudo, no entanto, entretanto.
ALTERNATIVAS » Expressam idéia de exclusão, alternância. Conjunções: ou... ou, ora... ora, já... já, quer... quer.
EXPLICATIVAS » Expressam uma justificativa, explicação, contida na outra oração coordenada. Conjunções: pois (anteposta ao verbo), porque, que visto que.
CONCLUSIVAS » Expressam uma idéia de conclusão do fato contido na oração anterior. Conjunções: logo, portanto, pois (colocada após o verbo), assim, por isso.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Interpretação: O Caderno



http://www.cantinhodoprofessor.org/literatura_infantil/toquinho/0menicader.gifSou eu que vou seguir você
do primeiro rabisco até o bê-a-bá
em todos os desenhos coloridos vou estar
a casa, a montanha, duas nuvens no céu
e um sol a sorrir no papel

http://www.cantinhodoprofessor.org/literatura_infantil/toquinho/sol3hf.gifSou eu que vou ser seu colega,
seus problemas ajudar a resolver
te acompanhar nas provas bimestrais, você vai ver
Serei de você confidente fiel,
se seu pranto molhar meu papel.

http://www.cantinhodoprofessor.org/literatura_infantil/toquinho/0criancader.gifSou eu que vou ser seu amigo,
Vou lhe dar abrigo, se você quiser
Quando surgirem seus primeiros raios de mulher
A vida se abrirá num feroz carrossel
E você vai rasgar meu papel.

http://www.cantinhodoprofessor.org/literatura_infantil/toquinho/00carrocel3.gifO que está escrito em mim comigo
Ficará guardado, se lhe dá prazer
A vida segue sempre, o que se há de fazer
Só peço a você um favor, se puder
Não me esqueça num canto qualquer.



Toquinho. CD Casa de Brinquedos. Polygran, 1995



Interpretando o Texto


1- Identifique os pares de rimas presentes.

2-O texto O caderno está organizado em 4 estrofes com 5 versos cada. Agora responda: que tipo de texto é?

3-Quem é o personagem principal do texto?

4-Encontre no texto trechos que revelem os seguintes sentimentos ou atitudes: companheirismo, solidariedade, tristeza, amizade e fidelidade.

5- Se o seu caderno pudesse falar, o que você acha que ele lhe diria?

6- E você, o que responderia para ele?



Um pouco de Gramática


1- Leia em voz alta as palavras do quadro e escreva-as separando em sílabas:
Você – caderno – desenhos – ajudar – feroz – último – matemática

2-  Pinte as sílabas que foram pronunciadas com maior intensidade.

3- Copie completando.

Sílaba................ é aquela pronunciada com maior intensidade.


4 – Faça um quadro distribuindo as palavras da atividade anterior nas colunas correspondentes. Atenção: observe a posição das sílabas tônicas!
Oxítona
(última)
Paroxítona
(penúltima)
Proparoxítona (antepenúltima)




5 – Reescreva as palavras a seguir, separando-as em sílabas:
a) cafezinho                e) companheirismo                 i) relaxados
b) paralelepípedo         f) conversando                      j) concordaram
c) alegremente            g) juramento                          l) caprichávamos
d) encadernação          h) solenidade                        m) sensação

6 – Pinte a sílaba tônica das palavras da atividade anterior.

Vamos Produzir

Pense em algo de que goste muito. Pode ser um objeto, um animal de estimação, uma flor, um jogo ou um brinquedo. Faça um desenho dele e escreva como ele é importante para você, como o ganhou ou o comprou, quem lhe deu e quando.  Escreva também todos os sentimentos e idéias que ele desperta em você, além de todas as suas características.



Respostas:
1 – céu/papel, fiel/papel, quiser/mulher, carrossel/papel, prazer/fazer, puder/qualquer

2 – É um poema

3 – Um caderno.

4 – Companheirismo=”Sou eu que vou seguir você/Do primeiro rabisco até o bê-a-bá”
Solidariedade=”Seus problemas ajudar a resolver”, “Vou lhe dar abrigo se você quiser”
Tristeza=”Sofrer também nas provas bimestrais junto a você”, “Não me esqueça num canto qualquer”
Amizade= “Sou eu que vou ser seu amigo”
Fidelidade= “Serei sempre seu confidente fiel”, “O que está escrito em mim comigo/Ficará guardado se lhe dá prazer”

Gramática

1- vo-, ca-der-no, de-se-nhos, a-ju-dar, fe-roz, úl-ti-mo, ma-te--ti-ca

3 – tônica
4 – nuvens – médico – também

5 – Oxítona = café, salão, favor, puder, também
Paroxítona = junto, galinha, caderno, canto, nuvens
Proparoxítona = médico, música, gramática, sílaba, tônica

a) cafezinho                e) companheirismo                 i) relaxados
b) paralelepedo         f) conversando                      j) concordaram
c) alegremente            g) juramento                          l) caprichávamos
d) encadernação          h) solenidade                        m) sensação


Atividades retiradas “Viver e aprender Português” – 4º ano
Autores: Cloder Rivas Martos e Joana D. G. Aguiar

sábado, 21 de julho de 2012

Saudades ( Clarice Lispector)

Sinto saudades de tudo que marcou a minha vida.
Quando vejo retratos, quando sinto cheiros,
quando escuto uma voz, quando me lembro do passado,
eu sinto saudades...

Sinto saudades de amigos que nunca mais vi,
de pessoas com quem não mais falei ou cruzei...

Sinto saudades da minha infância,
do meu primeiro amor, do meu segundo, do terceiro,
do penúltimo e daqueles que ainda vou ter, se Deus quiser...

Sinto saudades do presente,
que não aproveitei de todo,
lembrando do passado
e apostando no futuro...

Sinto saudades do futuro,
que se idealizado,
provavelmente não será do jeito que eu penso que vai ser...

Sinto saudades de quem me deixou e de quem eu deixei!
De quem disse que viria
e nem apareceu;
de quem apareceu correndo,
sem me conhecer direito,
de quem nunca vou ter a oportunidade de conhecer.

Sinto saudades dos que se foram e de quem não me despedi direito!

Daqueles que não tiveram
como me dizer adeus;
de gente que passou na calçada contrária da minha vida
e que só enxerguei de vislumbre!

Sinto saudades de coisas que tive
e de outras que não tive
mas quis muito ter!

Sinto saudades de coisas
que nem sei se existiram.

Sinto saudades de coisas sérias,
de coisas hilariantes,
de casos, de experiências...

Sinto saudades do cachorrinho que eu tive um dia
e que me amava fielmente, como só os cães são capazes de fazer!

Sinto saudades dos livros que li e que me fizeram viajar!

Sinto saudades dos discos que ouvi e que me fizeram sonhar,

Sinto saudades das coisas que vivi
e das que deixei passar,
sem curtir na totalidade.

Quantas vezes tenho vontade de encontrar não sei o que...
não sei onde...
para resgatar alguma coisa que nem sei o que é e nem onde perdi...

Vejo o mundo girando e penso que poderia estar sentindo saudades
Em japonês, em russo,
em italiano, em inglês...
mas que minha saudade,
por eu ter nascido no Brasil,
só fala português, embora, lá no fundo, possa ser poliglota.

Aliás, dizem que costuma-se usar sempre a língua pátria,
espontaneamente quando
estamos desesperados...
para contar dinheiro... fazer amor...
declarar sentimentos fortes...
seja lá em que lugar do mundo estejamos.

Eu acredito que um simples
"I miss you"
ou seja lá
como possamos traduzir saudade em outra língua,
nunca terá a mesma força e significado da nossa palavrinha.

Talvez não exprima corretamente
a imensa falta
que sentimos de coisas
ou pessoas queridas.

E é por isso que eu tenho mais saudades...
Porque encontrei uma palavra
para usar todas as vezes
em que sinto este aperto no peito,
meio nostálgico, meio gostoso,
mas que funciona melhor
do que um sinal vital
quando se quer falar de vida
e de sentimentos.

Ela é a prova inequívoca
de que somos sensíveis!
De que amamos muito
o que tivemos
e lamentamos as coisas boas
que perdemos ao longo da nossa existência...

Clarice Lispector

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Atividades sobre a Gripe H1N1



Ordene as sílabas e forme palavras relacionadas à gripe


Observe as imagens e escreva frases sobre os cuidados preventivos
contra o vírus da gripe




Procure palavras relacionadas à gripe



Organize as palavras referentes à gripe suína, causada pelo vírus H1N1, no acróstico abaixo: Vida, Medicamentos, Tosse, Espirro, Saúde Pública, Pandemia, Sintomas, Febre, Isolamento, Prevenção, Humanos, Contágio, Nariz, Doença.

[acróstico.jpg]

Desenhe os hábitos que devemos ter para nos proteger do vírus da gripe