segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Interpretando texto com verbos

Texto:
 
ela comeu meu coração
trincou
mordeu
mastigou
engoliu
comeu
o meu
ela comeu meu coração
mascou
moeu
triturou
deglutiu
comeu
o meu

Responda:
1.Quantos e quais são os verbos que aparecem no texto?
R: comer, trincar, morder, mastigar, engolir, comer, comer,
mascar, moer, triturar, deglutir, comer.

2.Em que tempo e modo se encontram esses verbos?
R: passado

3.Se o sujeito ao invés de ELA fosse TU,como ficaria os verbos do texto?
R: tu comestes meu coração
trincastes
mordestes
mastigastes
engolistes
comestes
o meu
tu comestes meu coração
mascastes
moestes
triturastes
deglutistes
comeste
o meu

4.Como ficaria os verbos do texto do pretérito imperfeito?

5.Conjugue o verbo COMER no futuro do presente e o verbos MORDER no futuro do pretérito.

6.Conjugue o verbo MASTIGAR nos seguintes tempos:
presente do indicativo ;
presente do subjuntivo;
imperativo afirmativo;
imperativo negativo.

7.Passe as frases abaixo para o imperativo aromático:
A-não compres aqueles objetos.
B-não saias de casa hoje.
C-não chegues muito tarde .
D-não leias esta revista.
E-não escrevas aquela carta.

8.Passe as frases abaixo para o imperativo negativo:
A-volte imediatamente para casa.
B-receba as flores que lhe dou.
C-tranca aquela porta.
D-Põe os livros no armário.
E-retorne por aquela estrada.

9-Coloque o verbo pedido no futuro do subjuntivo, começando a frase pelas palavras:
quando nós.....................................…
A-cantar______________________________…
B-aplaudir____________________________…
C-pôr_________________________________…
D-trazer______________________________…
E-entregar____________________________…

8 comentários:

  1. Amei: simples, prático e divertido.Muito obrigada por colaborar com a educação!

    ResponderExcluir
  2. Atenção na terceira questão!!!! respostas erradas. /segunda pessoa do singular do pretérito perfeito não se faz com o "s" no final. o correto seria: Tu COMESTE meu coração, TRINCASTE , MORDESTE, MASTIGASTE, ENGOLISTE... e por aí vai...

    ResponderExcluir
  3. Alguém poderia, por obséquio, explicar-me o que é "Imperativo AROMÁTICO" citado na sétima questão.

    ResponderExcluir
  4. Atenção na terceira questão!!!! respostas erradas. /segunda pessoa do singular do pretérito perfeito não se faz com o "s" no final. o correto seria: Tu COMESTE meu coração, TRINCASTE , MORDESTE, MASTIGASTE, ENGOLISTE... e por aí vai...

    ResponderExcluir
  5. Michele, ótimo seu plano de aula. Por favor estou precisando com urgência um plano de aula sobre verbos: intransitivo, imperativo, indicativo e subjuntivo. Por favor me ajude!

    ResponderExcluir
  6. Esqueci o plano é para o 5º ano.Preciso para o dia 16/12. Atenciosamente
    Andrea

    ResponderExcluir
  7. O meu email é andreavaiolet@gmail.com

    ResponderExcluir