segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

O substantivo

Substantivo é tudo o que nomeia as coisas em geral, é tudo o que pode ser visto pego ou sentido.
Exemplo:
O cachorro tomou banho.
Cachorro é um substantivo.

Classificação dos substantivos

Substantivos comuns e próprios
Um substantivo é comum quando ele dá nome a uma categoria de seres ou objetos.
Exemplo: macaco, boca, mesa, computador, bolsa, boneca, etc.

Os substantivos próprios começam com a primeira letra maiúscula, e sempre se referem ao nome de pessoas, países, cidades, etc. O nome próprio se refere aos seres ou a coisas em particular.
Exemplo: Sara, Belo Horizonte, Brasil, etc.

ATIVIDADES

1) Coloque P nos substantivos próprios e C nos substantivos comuns.
a) macarrão
b) Canadá
c) Alemanha
d) Samanta
e) teclado
f) carro
g) relógio
h) Santa Catarina
i) Maria
j) sorvete
k) girassol
l) Holanda

Substantivos concretos e abstratos
Os substantivos concretos são aqueles que indicam a existência de seres reais ou imaginários.

Exemplos:
Reais: Brasil, Recife
Imaginários: bruxa, curupira

Os substantivos abstratos são aqueles que indicam sentimentos, qualidades, ações, estados e sensações.

Exemplo:

Sentimento: amor, ódio, paixão;
Qualidade: honestidade, fidelidade, perfeccionismo;
Ações: trabalho, doação;
Estado: vida, solidão, morte;
Sensação: calor, frio.

ATIVIDADES

1) Observe as frases e reescreva somente os substantivos abstratos:
a) O amor que eu sinto por você é verdadeiro.
b) Hoje está muito frio.
c) Minha vida é um mar de rosas.
d) Estou muito feliz por ter você aqui.



Gêneros do substantivo

Na língua portuguesa há dois gêneros: masculino e feminino. Em geral, para formar o feminino, troca-se o o por a, ou acrescenta-se a vogal a no final da palavra masculina.

Exemplo: portugues – portuguesa

Mas em alguns casos o substantivo feminino é totalmente diferente do masculino.
Exemplo: homem – mulher

Quando o substantivo tem a mesma forma para o masculino e o feminino, a mudança se dá pelas palavras que acompanham o substantivo.
Exemplo: O motorista - a motorista, Meu colega - minha colega

Mas há, também tem substantivos que têm um só gênero tanto para o masculino como para o feminino.
Exemplo: A criança – masculino e feminino
O indivíduo – masculino ou feminino
A vítima – masculino ou feminino

ATIVIDADES
1) Passe as palavras abaixo para o feminino:

a) Boi –
b) Aluno –
c) Traidor –
d) Professor –
e) Engraçado –
f) Irmão –
g) Leão -
h) Doutor –
i) Cão -
j) Ator -

Um comentário:

  1. Me ajudou muito com minha filha, pois estou fazendo o exercício de casa com ela e tinha esquecido de algumas coisas. Grata.

    ResponderExcluir