segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Interpretação texto: sujeito e predicado

Língua portuguesa 6ª serie: interpretação, sujeito e predicado

1) Leia o texto com atenção:
SINAIS DA TERRA

O aquecimento global pode parecer demasiado remoto para nos causar preocupação, ou até mesmo incerto – talvez apenas uma projeção feita pelas mesmas técnicas computacionais que muitas vezes não acertam nem a previsão do tempo da semana que vem. Num dia gelado de inverno, poderíamos achar que alguns graus a mais na temperatura não seria tão mau assim. E os alertas sobre as mudanças climáticas súbitas podem parecer uma tática radical dos ambientalistas para nos obrigar a abandonar nosso carro e o conforto do nosso estilo de vida.
Talvez essas idéias nos consolem. Contudo, a Terra de fato tem notícias perturbadoras para nos dar. Do Alasca aos picos elevados dos Andes, o mundo está se aquecendo – agora mesmo, e depressa. Em termos globais, a temperatura subiu 0,6° C no último século, mas os lugares mais frios e remotos se aqueceram mais. O gelo está derretendo; os rios, secando; e os litorais, sofrendo erosão, ameaçando a vida de muitas comunidades. A flora e a fauna também estão sob pressão. Não se trata de projeções, mas de fatos concretos. (...)
Há séculos derrubamos florestas e queimamos carvão, petróleo e gás, e despejamos na atmosfera dióxido de carbono (gás carbônico) e outros gases que aprisionam o calor mais rápido do que as plantas e os oceanos conseguem absorvê-lo.
(...) Na verdade, o que estamos fazendo é pôr mais cobertores em cima do nosso planeta.

(APPENSELLER, Tim. Sinais da Terra. National Geographic Brasil, setembro de 2004.)

2. Compreensão do texto: marque com um X a resposta correta.

a) O texto esclarece que a temperatura subiu 0,6° C:
(A) nos últimos meses.
(B) no presente milênio.
(C) no último século.
(D) na última década.

b) O resultado de estarmos “há séculos derrubando florestas e queimando carvão, petróleo e gás” é
(A) a absorção rápida do calor.
(B) o aquecimento do planeta.
(C) o congelamento das águas dos rios.
(D) a diminuição das águas dos oceanos.

c) A questão central tratada no texto é
A) os efeitos da erosão.
(B) as mudanças climáticas.
(C) a poluição dos oceanos.
(D) a derrubada das florestas.

d) A finalidade desse texto é
(A) pressionar os políticos.
(B) aterrorizar os jovens.
(C) conscientizar as pessoas.
(D) criticar os ambientalistas.

3. Classifique os sujeitos da frase em: simples, oculto (desinencial), composto, indeterminado:
a) Anoitecia silenciosamente. ___________________________________
b) O picolé estava gostoso. ____________________________________
c) Talvez essas ideias nos consolem.______________________________
d) Estava frio à noite. _________________________________________
e) A casa e a fazenda estão á venda. _____________________________
f) A flora e a fauna estão sobre pressão.___________________________
4. Identifique o sujeito e o predicado de cada frase:
a. O homem colou o cartaz.

b. Fomos ao clube hoje cedo.

c. O aluno precisa de incentivo.

d. Lucas desobedeceu ao pai .

e. Deram o boneco as crianças.

f. O pássaro não voou pela manhã.

g. Dormimos bastante no feriado.

h. Tenho um grande amigo.

i. O rei e a rainha foram o baile.

j. O aquecimento global não é remoto.

15 comentários:

  1. Parabéns Professora Michele...
    Blog como o seu ajuda bastante aos pais que participam da vida escolar de seus filhos.
    DEUS TE ABENÇOE RICAMENTE!!!

    ResponderExcluir
  2. OBRIGADA GUSTAVO, QUE BOM QUE GOSTOU, FICO MUITO FELIZ POR PODER AJUDAR.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Prof. Michele. Poderia me tirar uma dúvida com relação ao texto. Segundo o texto, qual é o resultado de estarmos "há séculos derrubando florestas e queimando carvão, petróleo e gás"?

    ResponderExcluir
  4. Oi professora Michele poderia envia o gabarito para meu e-mail. fsmjoelma@gmail.com.Desde já muito obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Oi professora Michele poderia envia o gabarito para meu e-mail. fsmjoelma@gmail.com.Desde já muito obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Oi professora Michele poderia envia o gabarito para meu e-mail. fsmjoelma@gmail.com.Desde já muito obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Oi professora Michele poderia envia o gabarito para meu e-mail. fsmjoelma@gmail.com.Desde já muito obrigado.

    ResponderExcluir
  8. OI BOA TARDE MUITO BOM GOSTEI,PODERIA ENVIAR O GABARITO PARA MEU E-MAIL

    ResponderExcluir
  9. OI BOA TARDE MUITO BOM GOSTEI,PODERIA ENVIAR O GABARITO PARA MEU E-MAIL. marciasonia1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, bom dia. Poderia enviar o gabarito para o meu e-mail? accfranc@unimep.br

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Gostei,Poderia enviar o gabarito para meu e-mail?prof.reginaceli@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Gabarito por favor: estefaniamurad@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. Parabéns, é uma atividade muito boa!Gostaria que você me enviasse para meu email: elizetereisribeiro@gmail.com.br
    Suas atividades me ajudam muito nas aulas de reforço! Obrigada!

    ResponderExcluir
  15. uma atividades muito boa !Gostaria que me enviasse o gabarito para meu email: mary.claudiana@hotmail.com

    ResponderExcluir